segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A química dos alimentos


Carboidratos
O grupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, etc. No caso dos carboidratos complexos, estes são compostos em sua maior parte por fibras solúveis e insolúveis.
De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções
Lipídios
Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).Cada grama de lipídio fornece nove calorias. Os lipídios, quando ingeridos em excesso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, derrames e câncer e podem levar à obesidade e ao diabetes. Suas fontes podem ser de origem animal (manteiga, carnes, leite, etc.) que tendem a ser saturadas e prejudiciais, ou de origem vegetal (óleo de oliva, milho ou canola), que são, geralmente, insaturadas e mais saudáveis.
As aves migratórias realizam vôos com duração de até 3 dias de duração.Para isso utilizam os lipídios como fonte de energia.Ao término da jornada apresentam redução de 25% a 40% do peso corporal.
Proteínas
A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas (menor parte divisível de uma substância) de aminoácido, ela é formada por no mínimo três aminoácidos.Elas desempenham um papel muito importante em nosso organismo, pois fornecem material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.
Por exemplo, se a pele de uma pessoa estiver em desequilíbrio pela falta de aminoácidos, os alimentos ricos em proteínas e a ingestão devida de água serão benéficos para a sua recuperação. Isso vale não somente para a pele, mas para todo o corpo, pois, como vimos, os aminoácidos são construtores e reparadores.
Vitaminas
As vitaminas são substâncias que o organismo não
tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar.
Suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais.
As vitaminas são importantes
pois formam ossos, dentes, melhora a pele ,o cabelo protegem os aparelhos
respiratório, digestivo, urinário e também é importante para a visão, ajuda a
formar glóbulos vermelhos do sangue e anticorpos, é útil para os sistemas nervoso,
formação de material genético nas células, músculos, inclusive o coração, aumenta a absorção
de ferro, ajuda o sistema imunológico e aumenta a cicatrização.
Corantes
Ao contrário dos corantes naturais, os corantes
artificiais, como o nome mesmo sugere, são sintetizados ou por meio de
derivados do petróleo, ou por meio do alcatrão de carvão. Eles conferem cores mais vívidas e atrativas aos alimentos que
os corantes naturais, mas seus efeitos no organismo a curto, médio e longo
prazo podem ser devastadores.
Em alguns alimentos são encontrados as
letras:“F” significa aprovado para uso alimentar. “D” significa aprovado para
remédios “C” significa aprovado para cosméticos.
Flavorizantes
A palavra inglesa flavor significa "sabor e aroma" e daí surgiu a palavra
flavorizante que designa substâncias que são utilizadas
como aditivos químicos pelas indústrias de alimento com a finalidade de
conferir ou intensificar o aroma e o sabor de determinados alimentos.Nos
produtos naturais como as frutas, o aroma e o sabor resultam de centenas de compostos
químicos diferentes, e os flavorizantes utilizados pelas industrias tem base em
componentes como butanoato, acetato, metanoato e etanoato.
Conservantes
Nos alimentos, os conservantes são capazes de inibir, retardar ou deter o processo de fermentação,acidificação, oxidação e aparecimento de microrganismos, preservando assim seu estado já existente por mais tempo. Existem conservantes naturais usados a séculos natamiciana, sulfitos, ácidos benzóico e sórbico entre outros.
como o vinagre e o sal, e outros mais recentes, utilizando nitratos e nitritos.
Paladar
O paladar ou gustação é um dos cinco sentidos. É por meio do
paladar que o homem, assim como os demais animais, percebe o sabor, o gosto dos
alimentos.
O órgão responsável pelo paladar é a língua. Na parte de cima da língua, existem
pequenas elevações, que podem ser vistas ao espelho, chamadas de papilas linguais.
Cada papila lingual é formada por um conjunto de microscópicas células
sensoriais. As papilas linguais estão ligadas a terminações nervosas que captam
os estímulos de sabor e enviam impulsos nervosos ao cérebro, que os transforma em sensações gustatórias. Outras regiões como o palato, a epiglote e a faringe apresentam alguma sensibilidade aos sabores, nada comparado à capacidade da língua.
Apodrecimento
Você sabe por que os alimentos apodrecem?
Vamos explicar  usando o exemplo das fruas.
Após serem colhidas, as frutas continuam amadurecendo, e com isso, suas células ainda sofrem trocas gasosas. A fruta mais madura libera uma substância que inicia uma reação química que converte o amido da fruta em açúcar, tornando-a mais doce. Essa substância chama-se etileno. O etileno ao ser liberado pela fruta madura induz o amadurecimento de outra nas proximidades. Além disso, fungos ou bactérias se espalham para os outros frutos que estão próximos. quando um fruto é danificado e tem seu interior exposto, ele está mais suscetível à ataques de fungos e bactérias.  Quando isso acontece, os fungos ou bactérias se espalham para os outros frutos que estão próximos.
As frutas que produzem mais etileno, por isso induzem um amadurecimento mais rápido de frutas próximas são as maçãs, pêras, melões, pêssegos e as bananas. Manter frutas, legumes e verduras na geladeira retarda o processo de amadurecimento e automaticamente, o apodrecimento desses alimentos.
Alimentos transgênicos
O que são os alimentos transgênicos?: são alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, é inserido no organismos genes proveniente de outro. O procedimento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos.
Riscos para saúde que os alimentos transgênicos causam: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles, Aumento das alergias, Aumento de resistência aos antibióticos, Aumento das substâncias tóxicas, Maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.

Fontes:
brasilescola.com

52 comentários:

  1. Adorei a matéria, muito interessante conhecer a Química dos alimentos isso nos ajuda a adquirir uma alimentação mais saudável, a sermos mais seletivos com os alimentos que ingerimos evitando assim riscos à nossa saúde e à de nossa família. Quanto ao apodrecimento da fruta, ao deixá-la na geladeira estaria retardando a liberação de etileno ou evitaria o contato com alguns tipos de bactérias e fungos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emily um pouco dos dois! Ao deixar as frutas na geladeira, retardamos o amadurecimento e consequentemente o apodrecimento delas, além de quebrar o contato com seu meio natural, evitando a propagação de fungos e bactéria. Esse simples cuidado retirada bastante o apodrecimento da fruta.

      Excluir
  2. Adorei a publicação! Nos faz pensar profundamente sobre coisas que consumimos no dia a dia e principalmente no que devemos passar a consumir para que tenhamos uma vida mais saudável. Curti muito a parte referente às aves e a importância dos lipídios para elas.

    ResponderExcluir
  3. Amei o post!
    Fiquei espantada ao ter conhecimento sobre os alimentos transgênicos e quanto a seus riscos para nossa saúde. Aos corantes artificiais, não imaginava que alguns deles são feitos por meio de derivados do petróleo. Li uma matéria que dizia que corantes artificiais podem causar a pré disposição a algum tipo de câncer, além de alergias e problemas intestinais.


    ResponderExcluir
  4. Como a Faé disse, realmente, é muito importante sabermos o que ingerimos e principalmente as funções dos carboidratos, lipídios e afins no nosso organismo. Mas em relação aos alimentos transgênicos vocês frizaram os malefícios ao corpo humano mas existe algum benefício desses alimentos ao corpo? Exceto que essas mutações favorecem a agricultura por melhorar a qualidade e durabilidade dos alimentos. Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osmar,além dos benefícios que você falou, também existem esses benefícios:
      • Saúde: podem ser produzidos alimentos com melhores características nutricionais do que as das espécies naturais.
      • Economia: são conseguidas variedades de cultivos mais resistentes às adversidades (pragas, seca, geadas, etc.), garantindo a produção.
      • Conservação: ao obter cultivos mais resistentes, são reduzidas as intervenções na terra, evitando seu desgaste e o uso de agrotóxicos.

      Excluir
  5. Parabéns pelo post, grupo!
    Sobre os conservantes, queria saber um exemplo de conservante artificial, já que não há nenhum citado especificamente no parágrafo relacionado aos conservantes. Me assustei ao saber que os corantes provém do petróleo e do alcatrão de carvão, e que os alimentos transgênicos fazem tanto mal à saúde (sabia que fazia mal, mas não imaginava o quão era perigoso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laynne, como conservantes artificiais posso citar o sulfito de sódio, bissulfito de sódio, metabissulfito de sódio, bissulfito de potássio e metabissulfito de potássio. O sulfito de sódio, por exemplo, é usado para conservar carnes, batata e produtos secos.

      Excluir
  6. Bom trabalho grupo!!
    Eu gostaria de saber se todos os tipos de conservantes sao prejudiciais a saúde ou se tem algum que é menos..
    ah, e fiquei espantada ao ver que os conservantes são sintetizados ou por meio de
    derivados do petróleo, ou por meio do alcatrão de carvão, bem curioso isso ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os conservantes não fazem mal à saúde desde que estejam em quantidades específicas para cada tipo de produto. Eles precisam ser aprovados e passa por vários testes para saber se podem produzir algum efeito colateral. O segredo é o consumo moderado de alimento com muito
      conservante, caso contrário, pode-se ter problemas de saúde

      Excluir
  7. Bom trabalho grupo!!
    Eu gostaria de saber se todos os tipos de conservantes sao prejudiciais a saúde ou se tem algum que é menos..
    ah, e fiquei espantada ao ver que os conservantes são sintetizados ou por meio de
    derivados do petróleo, ou por meio do alcatrão de carvão, bem curioso isso ..

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o post.
    Nunca pensei que era possível mudar o DNA até de plantas,os grandes produtores fazem isso para lucrar sem se importam com os consumidores. Já que esses compostos são tão importantes para o nosso corpo eles deveriam ser melhor produzidos, e não possuir nenhum tipo de conservantes prejudiciais a saúde.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante a matéria, parabéns ao grupo.
    Uma vez assisti uma palestra de uma nutricionista na qual ela mostrou a nós a quantidade de açúcares presente em alimentos industrializados: o Toddynho possui açúcar até a metade da caixa, o biscoito recheado além de possuir aromatizantes, conservantes e açúcares em excesso, além da gordura trans, tem a mesma quantidade de carboidratos de 7 pães de sal. Os sucos de caixinha são o mesmo caso, possuem a mesma quantidade de açúcar que os refrigerantes, ou até mais. No rótulo de alguns está escrito: "Sem uso de conservantes" , mas como ele fica tanto tempo na fábrica ou na loja sem estragar? estranho não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação Ester, na verdade é comum que a industria alimentícia omita algumas informações para o convencer a consumir seus produtos. O que acontece é que muitas das vezes há sim presença de conservantes, mas não o suficiente para ser ''pego'' pela fiscalização, o que os permite dizer que não foi feito seu uso. Isso é assustador mas é mais comum do que imaginamos, e isso ocorre não somente com conservantes mas com diversos outros produtos.

      Excluir
  10. Quinteressante! Grupo de parabéns. O assunto abordado é super atrativo.É uma novidade pra eu saber que os conservantes artificiais derivam do petróleo e que são tão prejudiciais a saúde assim e entre outras coisas que realmente nos chocam comi is alimentos trangenicos.

    ResponderExcluir
  11. Achei curioso a observação sobre a porcentagem de redução do peso das aves após a migração.
    Também não sabia que os corantes artificiais são sintetizados com derivados do petróleo ou do alcatrão de carvão. Assim como a Menezes disse, eu também já tive a oportunidade de ler tanto artigos como pesquisas que diziam que realmente os corantes assim como os alimentos transgênicos podem causar num futuro remoto a possibilidade de um câncer ou de alergias raras.
    Bem legal a matéria, parabéns grupo!

    ResponderExcluir
  12. Que legal, parabéns! São informações que nos fazem rever nossa alimentação e pensar o que devemos realmente consumir e deixar de consumir!
    Uma curiosidade sobre os carboidratos, eles são grandes aliados para as pessoas que assim como eu tem hipoglicemia, um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue, principalmente os que são considerados de longa duração, como pão, bolo, biscoitos. Além de que os carboidratos junto com exercício físico irão fornecer a energia necessária para que não ocorra crise nas pessoas que possuem hipoglicemia.

    ResponderExcluir
  13. Achei mega interessante a parte que cita aves, é bem surpreendente tamanha redução em seu peso. Outa coisa que me surpreendeu foi o fato de corantes serem feitos de derivados do petróleo e por alcatrão de carvão, isso não chega a trazer nenhum risco a saúde do consumidor? É de se admirar a capacidade de se poder mudar geneticamente uma planta e de animais. Se eu por alguma fruta dentro de uma caixa e lacra-la também retardaria seu apodrecimento, ou apenas na geladeira? Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não prejudica não Clarice, pois esses produtos são devidamente tratados e transformados, para que possam ser consumidos. Quanto a colocar os frutos em uma caixa e lacra-los, não retardaria, já que o etileno, responsável pelo amadurecimento e apodrecimento dos frutos, é liberado pela própria fruta. Na verdade, ao cortar o contato com o ar, o gás não tem como escapar e acaba agindo com mais eficiência, agilizando o processo.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Achei interessantíssima a questão das alergias e os transgênicos. Não imaginava que alimentos tão presentes em nossa volta pudessem aumentar as chances de se contrair distúrbios alérgicos. Acho que deve-se analisar o impacto no ser humano antes de avaliar a melhoria econômica que um transgênico pode trazer. Afinal, a espécie humana não sobreviveu todo esse tempo sem os transgênicos? Em minha opinião, a saúde de um indivíduo importa mais que a produtividade de um vegetal, por exemplo. Concluindo: não aos transgênicos!
    Quanto ao apodrecimento dos alimentos, vi uma reportagem certa vez em que era mostrado um novo tipo de papel filme, utilizado para lacrar alimentos. Achei muito interessante, pois ele conseguia preservar por muito tempo os alimentos, sem uso algum de conservantes. Acho que produtos como esse facilitariam muito nosso cotidiano e diminuiria nosso consumo dessas substâncias. Quem sabe algum dia ele não chega no mercado?
    Parabéns ao grupo pela publicação. Foi muito proveitoso ler e aprender um pouco sobre a Química dos alimentos.

    ResponderExcluir
  17. Achei muito interessante as publicações, mas a parte que fala sobre os corantes me chamou mais atenção, pois não sabia que eram feitos de derivados do petróleo e de alcatrão de carvão. Gostei também da parte dos conservantes, e acrescentando sobre... Vi uma vez no caldeirão do Huck, no quadro jovens inventores, um grupo de três jovens que desenvolveram um conservante natural à base de cera de abelha e esse conservante faz com que a fruta chegue a durar, em temperaturas baixas, até dois meses e em temperaturas em torno de 35°, até 45 dias.

    Lara De Angeli

    ResponderExcluir
  18. Parabéns ao grupo muito interessante, principalmente a presença de açúcar no arroz e que os conservantes derivam do petróleo nunca iria imaginar, fiquei surpresa. Também tenho a mesma dúvida da Brenda Pegoretti se todos os tipos de conservantes são prejudiciais. Se puderem responder eu agradeço.

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre pensei que os alimentos transgênicos eram bons para o nosso organismo mas eu estava redondamente enganada. Aprendi com a minha mãe o costume de sempre pesquisar bem sobre os alimentos do nosso dia-a-dia (já que sou extremamente alérgica a muitos) e acho maravilhoso quando abordam esse tipo de assunto publicamente, pois por incrível que pareça ainda existem pessoas leigas em questão as alergias que podemos adquiri aos alimentos. E os corantes ? Assunto importantíssimo! Um dos aditivos químicos que mais nos trazem alergias, tanto que a Tartazina, o Amarelo Quinolina, o Amarelo Pôr-do-Sol, a Carmoisina, o Ponceau 4R e o Vermelho Allura AC foram proibidos na União Européia pois era o responsável em grande parte pelas alergias que as crianças adquiriam.
    Ótimo post, bem explicativo e interessante. Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  20. Achei o post muito interessante, parabéns ao grupo.
    Achei muito interessante a parte que fala sobre os corantes artificiais, eu, particularmente, não sabia que os mesmo fossem sintetizados por meio de derivados do petróleo, carvão ou alcatrão, sem contar das letras que são usadas para distinguir cada tipo de corante, muito bom.

    ResponderExcluir
  21. Achei curiosa a parte que fala das letra F, D e C sobre as especificações dos corantes, vou procurar nas embalagens agora. Muito importante saber do que estamos nos alimentando, pode não fazer tão bem a saúde. Parabéns ao grupo pelo post!

    ResponderExcluir
  22. O post que esse grupo fez foi incrível, jamais saberia que quando uma fruta amadurece, ela libera uma substância chamada "etilene", que faz com que as frutas ao redor também amadureçam mais rápido.
    Além de nos ajudar a tentar, entender os alimentos e ter uma alimentação equilibrada

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns ao grupo, o texto foi muito bem feito, rico em informações bem interessantes. Tive a oportunidade de conhecer coisas que não sabia, como por exemplo, as origens dos corantes o que fez minhas curiosidades sobre doenças causadas por corantes e conservantes aumentarem e também não sabia, ou melhor dizendo, não conhecia o conceito de flavorizantes. A parte sobre o apodrecimento dos alimentos é bem legal, a reação química por tás desse fato vale a pena conhecer. Parabéns novamente.

    Larissa Loureiro

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante a publicação! Não sabia que os alimentos trangênicos poderiam fazer tão mal à saúde ! Uma coisa muito legal sobre as proteínas, um dos três principais grupos alimentícios, é que elas possuem diversas funções. Além da função construtora, possui função hormonal, enzimática, de defesa, de transporte e de coagulação sanguínea, ou seja, além de ajudar a construir e reconstruir nosso corpo, as proteínas agem quebrando moléculas de açúcares, lipídios, liberando hormônios para a regulação do nosso corpo, defendendo nosso corpo de organismos estranhos, transportando o oxigênio no sangue(hemoglobina) e muito mais !
    Parabéns ao grupo, ótima publicação. É sempre bom conhecer um pouquinho mais sobre a química que está presente em nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Com tantas informações abordadas, podemos ter um pouco mais de cautela ao escolhermos os nossos alimentos e montarmos nossa dieta. Interessante como alguns alimentos são essenciais para nosso corpo e muitas vezes deixamos de ingeri-los. Muito bom nos mantermos informados sobre um assunto tão importante, nossa saúde. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  28. É incrível como absolutamente tudo em nosso corpo se transforma, principalmente os diferentes compostos que nos compõem e os que ingerimos!!! Afinal, tudo é energia. Realmente, a Química se manifesta de várias maneiras em nosso cotidiano, afinal, sempre facilitou as nossas vidas, tanto quanto para nossa saúde. É sempre muito legal aprender mais e mais sobre esta interessantíssima ciência que é a Química. O grupo está de parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Não sabia que os alimentos transgênicos causam o aumento de resistência à antibióticos, oque gera dificuldade no tratamento de doenças muitas vezes simples em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  30. Muito interessante o assunto tratado, nos ajuda a compreender mais o funcionamento do nosso corpo de acordo com cada alimento, e o que achei mais interessante foi que eu não tinha ideia de que lipídios em excesso pode causar câncer, fiquei muito surpresa! Parabéns

    ResponderExcluir
  31. Achei muito interessante o assunto, e não sabia que o desequilíbrio de aminoácidos, poderiam afetar nossa pele, e que para ajudar no problema, as vitaminas são necessárias. Parabéns ao grupo, adorei!!!

    ResponderExcluir
  32. Ótimo trabalho gente, gostei muito.. Várias coisas interessantes, parabéns!! Esses dias atrás estava lendo por que algumas frutas ficam escuras depois que cortam, e é por causa que tem uma substância que serve para protegê-las por dentro.. Por que a casca faz isso por fora, e é uma enzima (tem outro nome que não lembro) do que aí quando são cortadas, as células da fruta se quebram e acabam ficando escuras!

    ResponderExcluir
  33. Muito interessante. Não sabia como esses alimentos podiam fazer tão mal não apenas a saúde. Isso mostra a importência de sabermos o que estamos consumindo. Parabéns ao grupo pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  34. Trabalho muito bom,nao sabia que o os conservantes vinham do petroleo,carvao e alcatrao, ja sabia que os alimentos trangenicos causariam mal, mas nao sabia que era tanto, sobre o apodrecimento das verduras, minha nutricionista falou que para aumentar o tempo de conservação, basta coloca-las secas em uma vasilha, cobrir de papel toalha e colocar de cabeça para baixo na geladeira, assim a umidade ficaria no papel e conservaria por mais tempo. E a respeito das frutas apenas congela-las para aumentar a conservacao

    ResponderExcluir
  35. Achei o vídeo muito interessante e explicativo. Gostei da explicação sobre o apodrecimento das frutas, nunca tinha parado para pensar sobre o assunto e foi bastante esclarecedor. Explicaram tudo muito bem, parabens!

    ResponderExcluir
  36. Nossa, não tinha ideia sobre os corantes serem derivados de petróleo, como comemos as coisas sem nem saber o que estamos ingerindo. Muito bom o post do grupo, pois a partir dele podemos montar uma alimentação mais saudável. Gostei muito de saber também sobre o amadurecimento da fruta, o etileno liberado que pode apodrecer as outras frutas ao seu redor. Muito interessante o assunto abordado. Parabéns ao grupo

    ResponderExcluir
  37. Parabéns grupo adorei a postagem eu nunca imaginaria que as aves migratórias realizam vôos com duração de até 3 dias. E com isso utilizam os lipídios como fonte de energia. E isso faz com que as aves percam 25% a 40% do peso corporal.
    E em questão do vídeo ele nos ajuda na questão de nossa saúde para que prestamos mais atenção no que comemos.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns grupo adorei a postagem eu nunca imaginaria que as aves migratórias realizam vôos com duração de até 3 dias. E com isso utilizam os lipídios como fonte de energia. E isso faz com que as aves percam 25% a 40% do peso corporal.
    E em questão do vídeo ele nos ajuda na questão de nossa saúde para que prestamos mais atenção no que comemos.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns ao grupo pela postagem!
    Realmente muito interessante esse assunto, além de ser extremamente útil para conhecermos os alimentos que nos fazem bem ou mal e nos ajudar a regular a nossa alimentação! Não sabia que cada grama de lípidio contém 9 calorias! O tópico que achei mais interessante foi o de Apodrecimento dos alimentos! Bem legal!!

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Em relação ao apodrecimento das frutas, o que ocorre aqui em casa é um pouco diferente, quando ficam na geladeira estragam rapidamente, principalmente as bananas. Fui procurar alguma fonte extra que abordasse o assunto, não encontrei nada que explicasse, mas achei esse vídeo que também fala sobre o assunto e é bem interessante: https://www.youtube.com/watch?v=kpd1ZEQGH3M
    parabéns ao grupo

    ResponderExcluir
  42. Açucar engorda? E açucar também lhe proporciona energia? Se uma pessoa consome muita açucar, ela engorda e fica mais sedentária. Então tudo depende da quantidade? Porque se ele tem mais energia, ele não ficaria parado e então não engordaria fácil e será uma pessoa magra. Boa lógica.

    ResponderExcluir
  43. Achei bem interessante o tema, pensava que era outra coisa, mas tá valendo. É bom sempre ter informações sobre o que a gente come, assim parece que sabemos melhor. Queria saber o que vocês acham em relação aos alimentos transgênicos, pensando no lado de que ele pode servir para "acabar" com a fome.
    Lara

    ResponderExcluir