Atualmente
vivemos cercados por eletrônicos sejam tvs, celulares, máquinas de
lavar, microondas etc. mas será que toda essa exposição não causa
nenhum malefício?
O
excesso de ondas eletromagnéticas emitidas por equipamentos
elétricos e eletrônicos produz um tipo de poluição imperceptível
capaz de influenciar o comportamento celular do organismo humano,
danificar aparelhos elétricos e até desorientar o vôo de algumas
aves. Ninguém pode vê-la, mas a poluição eletromagnética está
espalhada por toda a parte, ocupando o espaço e atravessando
qualquer tipo de matéria viva ou inorgânica.
Nas
últimas décadas, a tecnologia moderna desenvolveu vários emissores
de radiação que são largamente empregados em redes de
infraestrutura elétrica e de telecomunicações. Redes de
transmissão de energia, torres de alta-tensão, antenas de
televisão, de rádio e de telefonia celular, computadores,
televisores, micro-ondas e aparelhos celulares, expandiram os campos
eletromagnéticos que podem vencer diversos obstáculos físicos,
como gases, atmosfera, água e paredes.
Gerada
por partículas carregadas - prótons e elétrons - em movimento
acelerado, este tipo de onda compreende faixas extensas de energia
que variam de acordo com sua frequência - velocidade com que uma
onda oscila num determinado intervalo de tempo - e é isso que
diferencia uma onda da outra. Quanto mais alta for essa frequência
mais energética é a onda. Assim, “o ambiente eletromagnético é
formado pela propagação de ondas eletromagnéticas geradas por
todos os equipamentos elétricos e eletrônicos”, explica o
engenheiro Gláucio Santos do departamento de Engenharia de Energia e
Automação Elétricas da Escola Politécnica (Poli) da USP,
lembrando que existem, também, as fontes naturais, como as descargas
atmosféricas.
O
corpo humano também irradia ondas eletromagnéticas em frequências
baixíssimas de infravermelho que são produzidas pelo calor do
próprio corpo, composto por células carregadas de átomos e
elétrons. É a vibração dessas células que permite a realização
de exames como a tomografia, por exemplo.
A
emissão de radiação também é resultado deste movimento de
partículas e sua intensidade está diretamente relacionada ao
comprimento da onda, que e é classificada segundo o valor de sua
frequência. Os riscos de câncer, por exemplo, são oferecidos por
radiações do tipo ionizante, capazes de produzir íons e de
dissociar átomos e moléculas. Os aparelhos de raios x emitem essa
forma de radiação, diferentemente da radiação não-ionizante
lançada por aparelhos eletrônicos e celulares.
Efeitos
Como
visto no vídeo o excesso de ondas eletromagnéticas podem causar
diversos danos a saúde, além dos já citados podemos ressaltar que
a exposição prolongada a campos eletromagnéticos pode causar
depressão psíquica ou até mesmo provocar a redução dos glóbulos
vermelhos e o aumento dos glóbulos brancos, favorecendo o surgimento
de um câncer, causar danos ao cérebro, afetando a memória recente
e provocando dores de cabeça e o desencadeamento da formação de
cataratas nos olhos e da esterilidade temporária nos homens, pois os
testículos e os olhos são muito sensíveis ao aumento de
temperatura e mais susceptíveis à absorção de radiação do que
outras partes do corpo.
Curiosidades
- Especialistas recomendam que o telefone celular seja utilizado de preferência em lugares abertos, que televisores e computadores fiquem fora do quarto de dormir e que o usuário não fique próximo ao aparelho de microondas quando acionado.
- A radiação emitida pelo forno de microondas atua exclusivamente sobre as moléculas de água existentes nos alimentos, que são aquecidos pela energia resultante da vibração dessas partículas. Como o organismo humano tem alta porcentagem de água, ele pode ser afetado pela radiação.
- De acordo com alguns pesquisadores, pelo menos uma doença já pode ser diretamente relacionada à excessiva exposição às ondas eletromagnéticas emitidas pelo computador: a Lesão por Esforço Repetitivo - ou simplesmente LER. Segundo a argumentação, antes dos computadores, as pessoas digitavam horas em máquinas de escrever e não desenvolviam a doença, portanto, a conclusão é de a LER é uma patologia "hig tech" provocada pela exposição constante e pela proximidade com o campo magnético gerado pelo computador.
- O pombo-correio é capaz de localizar seu ponto de regresso mesmo de olhos vendados, mas tem dificuldade de se orientar em regiões com grande campo magnético, onde existem muitas linhas de energia elétrica e antenas de telecomunicações. Algumas pesquisas realizadas no exterior mostraram que essas aves costumam “perder a rota” quando se cria um campo magnético.
- Em locais de muita propagação de ondas eletromagnéticas geradas por cabos de energia elétrica, antenas de celulares e torres de telecomunicações, por exemplo, é comum que os alarmes disparem sozinhos e que os instrumentos do painel eletrônico de veículos fiquem um tanto “enlouquecidos”.
Fontes
https://camposeletromagneticos.wordpress.com/
http://www.biohabitate.com.br/poluicao-eletromagnetica-e-saude/
http://www.vidaplenaebemestar.com.br/qualidade-de-vida/como-se-prevenir-da-poluicao-eletromagnetica
http://www.renorbio.org.br/portal/noticias/os-beneficios-da-poluicao-eletromagnetica.htm
http://www.ecologiamedica.net/2012/01/eletromagnetismo-poluicao-silenciosa-e.html
Sempre ouvi falar que o microondas era capaz de nos causar alguma complicação na saúde, agora a TV e o celular é novidade! Intrigante saber que um possível dano é o desencadeamento da formação de cataratas nos olhos, visto que o olho é uma área sensível, nunca imaginei que o excesso das ondas eletromagnéticas poderia causar tamanho problema.
ResponderExcluirGostei bastante das curiosidades, e, vou inclusive, tentar não dormir com o celular do lado da cama ;)
Post muito interessante, parabéns ao grupo!
Gostei bastante da publicação e fiquei assustada ao saber o quanto essa poluição eletromagnética é prejudicial a nossa saúde e o quanto de problemas essas ondas podem causar, até mesmo aos animais. Achei bem interessante a parte que diz que o corpo humano também irradia ondas eletromagnéticas, mesmo que essas sejam em baixa frequência. Achei bem legal as curiosidades e não sabia que as ondas eletromagnéticas podem realizar tamanha interferência nos alarmes e painéis eletrônicos a ponto de descontrola-los.
ResponderExcluirParabéns ao grupo!
Lara De Angeli
Eu já tinha ouvido falar no assunto abordado em diversas reportagens. Sempre achei muito interessante o assunto pois, atualmente, ninguém vive sem tecnologia, portanto, é um assunto que interessa a todos. Fiquei impressionada em saber que as ondas eletromagnéticas interferem em alarmes, eu realmente não sabia mas agora entendo o porquê não é aconselhável deixar aparelhos eletrônicos próximo a central de alarme que, em grande parte, temos em nossas casas.
ResponderExcluirMuito boa a postagem. Parabéns ao grupo!!
Não sabia que o calor do nosso corpo irradia ondas eletromagnéticas mesmo que em frequência baixíssima de infravermelho, curioso o ponto que mostra que a vibração das células carregadas de átomos e elétrons permitem a realização de alguns exames. Interessante haver pessoas eletrossensíveis, que são mais propicias a desenvolver uma doença com o “estresse da célula”, achava que não tinha diferença. Já me falaram que não era bom ficar próximo por muito tempo a aparelhos como celular e computador, mas depois de ler essa matéria vejo que é preciso realmente mudar alguns hábitos.
ResponderExcluirMuito interessante!!
ResponderExcluirNossa não sabia que era tão grave, com esse mundo que tá hoje ninguém vive sem tecnologia,então estamos espostos a ter esses tipos de doenças, o díficil é nós evitarmos usar a tecnologia já que somos tão depedente.Agora entendi porque aconselham a usar o celular mais longe possivél do rosto e nunca durmi com ele em baixo do travisseiro.
Eu já sabia sobre alguns fatos sobre o assunto, mas não imaginava o quão a eletromagnitude é prejudicial ao nosso organismo. Mesmo ajudando em muitas funções, a tecnologia também faz mal e acaba gerando problemas (como citado no post, o câncer é um exemplo). Parabéns ao grupo, principalmente por expôr esse assunto que poucos consideram relevante, e também pela clareza no desenvolvimento do tal.
ResponderExcluirEu sinceramente não sabia que prejudicava tanto assim, tipo causar câncer, achei super interessante, agora posso evitar alguns atos e como consequência evitar esses malefícios, Parabéns ao grupo, amei o post !!
ResponderExcluirRealmente, é um tema bastante interessante. A tecnologia é algo a que todos nós estamos sujeitos constantemente. Não creio que deixá-la de lado seja a solução, mas sim evitar alguns atos. A nível de curiosidade, o momento em que mais há campo eletromagnético num aparelho celular é enquanto o mesmo está se conectando à chamada, portanto recomenda-se seu uso no viva-voz, evitando, assim, contato direto com a radiiação. Bastante proveitoso a postagem, parabéns ao grupo!
ResponderExcluirTecnologia hj é tudo, porém fechamos nossos olhos para os malefícios que os mesmos nos traz! Já vi varias reportagens mas nunca dei tanta importância e acho que vai continuar assim né, rsrs. Mas a situação é séria e as doenças provocadas levam a morte. Parabéns ao grupo! :)
ResponderExcluirParabéns ao grupo. Esse tema é de fato muito interessante e de certa forma preocupante, pois nos leva a avaliar como coisas tao cotianas podem influenciar nossa sude e nos constrange a mudar coisas "básicas" em nosso meio que não julgávamos ser prejudicial. Uma coisa que já havia visto antes mas que achei bem interessante é o fato de algumas pessoas desenvolverem alergias a campos eletromagnéticos. Gostei bastante dos videos!!! Ótimo trabalho.
ResponderExcluirEu já tinha o conhecimento de alguns malefícios da poluição magnética, como por exemplo, ficar muito tempo com o celular, ou até mesmo dormir, desde então venho me policiando sobre esses riscos, porém, hoje em dia, com o avanço da tecnologia, fica bastante difícil.
ResponderExcluirMuito bom o segundo vídeo, que vem nos alertando ainda mais sobre este perigo, mas, infelizmente não tem muito o que fazer, mas como usamos esses utensílios no nosso dia a dia, devemos nos alertar para não causar grandes problemas mais tarde.
Muito bom o trabalho!
Eu já havia ouvido falar sobre os malefícios da poluição eletromagnética, ás vezes nem queremos "acreditar" ou preferimos ficar sem saber do quão prejudicial essa exposição pode ser. Vi uma vez em uma reportagem a história de um professor e de uma mulher que se isolavam dos aparelhos eletrônicos devido os problemas que eles podem causar. Nessa reportagem o professor alertava sobre o risco de dormir com o celular próximo ao corpo, segundo ele as ondas eletromagnéticas emitidas pelo celular prejudicam o funcionamento do corpo em vários aspectos.
ResponderExcluirMuito boa as informações, ótimo trabalho!
Muito legal gente, nunca parei para pensar que nós seres humanos emitimos ondas eletromagnéticas. E por mais falado que seja sobre os riscos de câncer que o celular pode causar nunca levamos a sério. Gostaria de saber se os novos tipos de baterias que vem sendo usado nos aparelhos celulares não diminuem essa poluição eletromagnética que é emitida pelo celular?
ResponderExcluirErick, na verdade a maior parte da radiação eletromagnética emitida pelos aparelhos celulares provém das antenas, e não das baterias. Por enquanto não existe nenhuma norma em relação a isso. Boa noite.
ExcluirSério? Achava que tinha algo haver com as baterias uhehe
ExcluirMuito curioso esse assunto, sobre uma poluição que esta tao presente no nosso dia-a-dia e que é imperceptível. Bom saber para evitar hábitos simples como ficar perto do microondas quando ele estiver ligado.
ResponderExcluirCoitado do pombo, fica perdido nas regiões com grande campo elétrico! Já sabia que o celular, a TV, o microondas e o PC emitiam esse tipo de onda, tanto que não gosto de dormir com o celular perto. Nunca mais vou ficar olhando a pipoca estourar no microondas, afinal, a radiação pode prejudicar a minha saúde. O que eu não sabia era que o uso de computadores causava LER. Ficarei mais atento quanto a isso. Ótima postagem grupo, estão de parabéns!
ResponderExcluirEu nunca saberia que a poluição eletromagnética causa danos à saúde humana e dentre outros animais, mas se ela diminui o número de glóbulos vermelhos e aumenta os glóbulos brancos por que? qual malefício isso traria pro nosso corpo?
ResponderExcluirOs glóbulos vermelhos são mais sensíveis a radiação do que os brancos, Madson. Os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte do oxigênio, além da coagulação de ferimentos.
ExcluirEu nunca saberia que a poluição eletromagnética causa danos à saúde humana e dentre outros animais, mas se ela diminui o número de glóbulos vermelhos e aumenta os glóbulos brancos por que? qual malefício isso traria pro nosso corpo?
ResponderExcluirMuito interessante!!! Parabéns ao grupo, por ter colocado um tópico só de curiosidades. Já sabia de alguns danos na saúde causado pelas ondas, mas não sabia que era tão grave, podendo causar até câncer dependendo de sua exposição. Já não sabia que o corpo humano também irradia ondas eletromagnéticas em baixa frequências de infravermelho. Também não sabia que a vibração dessas células que permite a realização de alguns exames.
ResponderExcluirMuito interessante!!! Parabéns ao grupo, por ter colocado um tópico só de curiosidades. Já sabia de alguns danos na saúde causado pelas ondas, mas não sabia que era tão grave, podendo causar até câncer dependendo de sua exposição. Já não sabia que o corpo humano também irradia ondas eletromagnéticas em baixa frequências de infravermelho. Também não sabia que a vibração dessas células que permite a realização de alguns exames.
ResponderExcluirBem interessante ...
ResponderExcluirNunca imaginei que o calor do nosso corpo irradia ondas eletromagnética. E a parada do celular e tv e bem interessante, não sabia q causava tanto dano !!!
Arrasou grupo, belo post
Gostei muito, queria parabenizar o grupo, super interessante mesmo!! Nunca que iria saber que isso causaria doenças como depressão psíquica e até mesmo um câncer, precisamos tomar mais cuidado, evitar ficar dormindo muito com o celular perto da gente. Eu mesmo preciso mudar isso, virou mania já. Parabéns mais uma vez grupo!
ResponderExcluirMuito interessante o trabalho já conhecia sobre alguns malefícios a essas exposições, que podia causar câncer, estresse, afetar o cérebro agora provocar a redução dos glóbulos vermelhos e aumentar os glóbulos brancos não fazia ideias. E que existe no Brasil uma lei que limita a exposição do ser humano a campos eletromagnéticos Parabéns ao grupo trouxeram bastante curiosidades sobre o tema.
ResponderExcluirEu já conhecia algums danos causados pela exposição á radiação, no entanto não sabia de alguns danos tão graves como a maior probabilidade de se desenvolver um cancer.Com uma taxa de uso de tecnologia tão alta, ficar imunes a essa exposição é quase impossível, contudo reduzir a taxa de exposição é a melhor maneira de evitar danos causados por ela.Post muito interessante,parabéns.
ResponderExcluirUau!! Apesar de conhecer um pouco sobre o assunto, nunca imaginei a complexidade e as consequêncisa que esse tipo de poluição traz a nós. Infelizmente, a sociedade não tem aberto os olhos para isso, (até por falta de informação) , pois a mídia, os meios de comunicação e o comércio estão diretamente ligados a poluição eletromagnética... Parabéns ao grupo.
ResponderExcluirVocês souberam abordar muito bem o tema, estão de Parabéns! Muito curioso saber que, não só os aparelhos eletrônicos, mas também o nosso corpo emite ondas eletromagnéticas.... Em um momento acima vocês citam que "Os riscos de câncer, por exemplo, são oferecidos por radiações do tipo ionizante..." diferente da radiação emitida pelos aparelhos celulares. Isso significa que o celular não emite radiações capazes de causar câncer? Isso me confundiu um pouco...
ResponderExcluirJulia, como citamos no post, apesar de existirem especulações a respeito do assunto, ainda não foi comprovado cientificamente que a radiação emitida pelo celular pode causar câncer. Boa noite.
ExcluirSempre ouvi dizer que colocar o celular no corpo poderia causa câncer, só que pelo que eu entendi esses raios gerados pelos eletrônicos apenas deixam as nossas células agitadas e atacam o nosso sistema imunológico, deixando a nossa saúde mais exposta, sendo mais fácil de contrair certas doenças. É isso mesmo?
ResponderExcluirIsso mesmo, Thais. Apesar de existirem especulações a respeito do causamento do câncer pela radiação emitida pelos celulares não há nada comprovado.
ExcluirParabéns ao grupo, gostei muito do assunto e é super interessante. Eu fiquei com a mesma dúvida da Julia, se os riscos de ter câncer são oferecidos por radiações do tipo ionizante, e os aparelhos celulares não emitem esse tipo de radiação, significa que o celular não é capaz de causar câncer?
ResponderExcluirMillena, como dito à Julia, apesar de existirem especulações a respeito do assunto, ainda não foi comprovado cientificamente que a radiação emitida pelo celular pode causar câncer. Boa noite.
ExcluirAchei o tema super interessante, já que nos dias atuais somos totalmente dependentes de aparelhos que produzem poluição eletromagnética, já havia ouvido vários comentários sobre este tema, mas considerava várias partes mitos, não sabia do fato que o uso excessivo de determinados aparelhos podem causar depressão psíquica e até mesmo afetar a memória e não sabia também que retirar alguns aparelhos da tomada pode diminuir está irradiação, bom que já ficamos atentos sobre a frequência de nossos usos! Parabéns
ResponderExcluirGostei muito do assunto. Adorei a parte das curiosidades, nunca tinha parado para pensar em como funciona um microondas e nem como tantas coisas no nosso dia-a-dia emitem radiação dessa forma (é até um pouco preocupante). Enfim, ótima pesquisa, parabéns ao grupo.
ResponderExcluirAchei muito curiosos esse assunto. E no caso do micro-ondas é a onda eletro magnetítica produzida por ele que aquece os alimentos?
ResponderExcluirParabéns ao grupo!!!
Sim, Vitor
ExcluirGalera o post de vcs ficou muito bom! Eu já sabia que a exposição a esse tipo de exposição poderia causar câncer, mas não imaginava a quantidade de outras doenças que também são causadas pela poluição eletromagnética. Fiquei assustada ao saber que a minha relação com eletrodomésticos é um pouco equivocada e que me expõe a tamanhos riscos.
ResponderExcluirPude compreender melhor o riscos do descarte errado de baterias e pilhas para o meio ambiente e para todos nós. E como dito nos comentários, a sociedade precisa de informação, porque nosso consumismo cresce cada vez mais e pouca informação sobre os riscos e cuidados que devemos ter é fornecida.
Parabéns ao grupo!!!
Eu já sabia sobre a existência deste tipo de poluição, o qual está bem presente em nosso dia-a-dia e mal podemos percebê-la, o que a torna muito mais perigosa. Possivelmente, o principal fator que a torna tão perigosa é seu efeito prolongado em nosso corpo, somos expostos à esse tipo de poluição o tempo todo, no futuro isto pode causar danos sérios aos seres humanos. A dica que a postagem dá é excelente. Já que não podemos viver sem os aparelhos eletrônicos, o jeito é deixá-los desligados sempre que possível. Fiquei surpreso quanto à gama de aparelhos eletrônicos que podem emitir este tipo de poluição.
ResponderExcluirO grupo está de parabéns!!!
Incrível como alguns meios que facilitam nossa comunicação sejam tão prejudiciais à nossa saúde se não mantermos uma postura adequada em relação ao manuseio dos mesmos. Assim, é necessário que saibamos equilibrar o modo de como usamos, a fim de não ocasionar danos futuros!! Parabéns, galera!
ResponderExcluirIncrível, parabéns ao grupo!
ResponderExcluirPassei a infância inteira ouvindo tios e tias falarem a respeito de doenças causadas devido a exposição excessiva a aparelhos como o micro-ondas mas nunca dei ouvidos, durmo com o Celular debaixo do travesseiro carregando e o notebook sempre por perto, que perigo! Uma pena a mídia não dar a importância que o assunto possui, raramente vejo matérias dando o foco necessário ao assunto.
Hoje em dia tudo é cercado de tecnologia e a química não podia ficar de fora. A postagem foi muito bem elaborada, gostei muito e o mais legal é que nos informamos o quanto a tecnologia pode nos surpreender.
ResponderExcluirHoje em dia tudo é cercado de tecnologia e a química não podia ficar de fora. A postagem foi muito bem elaborada, gostei muito e o mais legal é que nos informamos o quanto a tecnologia pode nos surpreender.
ResponderExcluirAchei interessante como muito dos eletrônicos que estamos cercados podem acabar nos fazendo mal.
ResponderExcluirAdorei ao trabalho
Eu já sabia que se ficarmos a exposição desses tipos aparelhos poderia acarretar no surgimento de câncer mais não imaginava que o corpo humano também irradia ondas eletromagnéticas em baixa frequências.. Muito interessante esse assunto parabéns grupo!!
ResponderExcluirEu já sabia que se ficarmos a exposição desses tipos aparelhos poderia acarretar no surgimento de câncer mais não imaginava que o corpo humano também irradia ondas eletromagnéticas em baixa frequências.. Muito interessante esse assunto parabéns grupo!!
ResponderExcluir